Header Ads Widget

header ads
header ads

Sem carimbo da Fifa, Mundial feminino é cancelado e atual campeão lamenta

São José-SP tinha direito de disputar edição 2015 após conquista inédita para o Brasil no ano passado, em final contra Arsenal; Santos já almejou torneio após Libertadores

Por São José dos Campos, SP
Atual campeão do mundo de futebol feminino, o São José Esporte Clube tinha vaga garantida para a edição 2015 do torneio internacional. A organização do Mundial de Clubes negociava com a Fifa para que o campeonato ganhasse o "carimbo" da entidade máxima do futebol. A negociação não avançou. E, em entrevista ao GloboEsporte.com, a direção do IWCC (International Women's Club Championship), que é comandado pela Associação de Futebol Japonesa (Japan Football Association), revelou que o Mundial 2015 está cancelado.
A final do último Mundial de Clubes foi entre o Arsenal, da Inglaterra, e o São José, do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O time joseense fez história ao se tornar o único clube brasileiro a conquistar o mundo no futebol feminino. O Santos, que disputa o Brasileiro, já pediu o apoio da Fifa para a competição internacional após conquistar uma Libertadores feminina. 
Comemoração São José Futebol Feminino (Foto: Mengo DoJapao/ Divulgação)São José foi campeão mundial de futebol feminino em 2014 (Foto: Mengo DoJapao/ Divulgação)
– Não teremos o IWCC neste ano. O São José estava classificado automaticamente para o campeonato, mas ele não será realizado – informou a Associação de Futebol Japonesa, em entrevista por e-mail. A JFA não informou o motivo do cancelamento.
São José Futebol Feminino x Arsenal (Foto: Mengo DoJapao/ Divulgação)São José e Arsenal fizeram a final do Mundial em 2014 (Foto: Mengo DoJapao/ Divulgação)
O IWCC era realizado desde 2012 no Japão. Além do time do Vale do Paraíba, o Lyon, da França, e o INAC Kobe, do Japão, foram os vencedores em 2012 e 2013, respectivamente.
– Acredito que o principal motivo de não acontecer é a não chancela da Fifa. Lamentamos porque poderíamos lutar pelo bi – disse a coordenadora do São José, Fabiana Rosetti.
A novela envolvendo o Mundial de Clubes de futebol feminino e a Fifa é antiga. Em 2009, quando o Santos, à época com Marta e Cristiane, ganhou a primeira Libertadores feminina, houve os primeiros pedidos para a criação de um formato. O Brasil chegou até a ser apoiado pela entidade para ser uma das sedes do torneio, mas o projeto não andou
Marta santos (Foto: Site Oficial do Clube)Marta conquistou a Libertadores pelo Santos e à época foi cogitada a disputa de um Mundial Fifa no futebol feminino (Foto: Site Oficial do Clube)
Em 2013, após o bicampeonato da Libertadores do São José, também chegou a ser cogitado a criação do Mundial, com uma partida no Brasil e outra na Europa. Mas, como na primeira vez, nada foi tirado do papel. Procurada pela reportagem, a Fifa não respondeu até a publicação desta reportagem.
A técnica do São José, Emily Lima, lamenta pela perda de visibilidade que o campeonato teria para o futebol feminino brasileiro.
– Tem uma visibilidade muito boa, você muda a vitrine, pois não é mais uma competição nacional. Mas é bola pra frente. Temos que trabalhar, pois estamos disputando o Brasileiro, e ainda tem Libertadores e Jogos Abertos.
Libertadores de futebol feminino
A Copa Libertadores Feminina 2015 será realizada em Medellín, na Colômbia, entre o final de outubro e o início de novembro. A Prefeitura de São José dos Campos, gestora do futebol feminino, aguarda uma comunicação oficial da Conmebol com os detalhes da competição. A equipe joseense está classificada por ser a atual campeã. Em 2014, bateu na final por 5 a 1 o Caracas, da Venezuela. A Águia do Vale também foi campeã da Liberta em 2013 e 2011. O Santos Futebol Clube tem dois títulos da Libertadores: 2009 e 2011.
São José Futebol Feminino Caracas final Libertadores (Foto: Tião Martins/PMSJC)São José também é o atual campeão da Libertadores de futebol feminino (Foto: Tião Martins/PMSJC)
Outro representante brasileiro na Libertadores 2015 deverá ser a Ferroviária, time que faturou o Campeonato Brasileiro em 2014.
* Felipe Kyoshy colaborou, sob supervisão de Silas Pereira
Fonte: http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/noticia/2015/09/sem-carimbo-da-fifa-mundial-feminino-e-cancelado-e-atual-campeao-lamenta.html

Postar um comentário

0 Comentários

header ads